A Electronic Arts se negou repetidamente a remasterizar Dragon Age: Origins

A BioWare desejava lançar Dragon Age: Origins e suas sequências em uma versão renovada.

11/08/2025 10:33

2 min de leitura

A Electronic Arts se negou repetidamente a remasterizar Dragon Age: Origins
(Imagem de reprodução da internet).

Lançado em 2009, Dragon Age: Origins é até hoje considerado um dos melhores trabalhos da BioWare, porém pode ser um pouco difícil de jogar em plataformas atuais. Isso se deve, em grande parte, à própria Electronic Arts, que recusou solicitações do estúdio para remasterizar ou até mesmo realizar um remake do RPG.

A afirmação foi feita por Mark Darrah, ex-produtor que desempenhou um papel fundamental no sucesso da franquia. Ele se desligou da empresa em 2020, após 23 anos de trabalho, no mesmo dia em que Casey Hudson, reconhecido como um dos criadores de Mass Effect, também se despediu.

Darrah declarou em uma entrevista ao YouTuber MrMattyPlays que a única via possível para Dragon Age no momento é o lançamento de uma trilogia remasterizada. Ele também explicou que a BioWare já tentou realizar isso no passado, buscando relançar a série com o nome “Champions Trilogy”.

O objetivo do empreendedor era oferecer a franquia como uma oportunidade que ressaltava os personagens principais que eram seus protagonistas. “Você possui o Herói de Ferelden, você tem o Campeão de Kirkwall, e então você tem o Inquisidor. Eu penso que, como ponto de partida, você utiliza esses três jogos, e talvez Veilguard, você traz um novo enfoque para eles, os relança, e observa o que ocorre a partir daí.”

Dragon Age enfrenta resistência da EA em relação a remasterizações.

Um ex-produtor de Dragon Age também alega que a resistência da Electronic Arts a remasterização vai além da série. Ele acredita que a empresa é historicamente relutante em reavaliar jogos antigos, assim como em realizar remakes de alguns de seus títulos mais bem-sucedidos.

A trilogia Mass Effect, com sua versão atualizada bem-sucedida, apresenta um desafio extra. Diferentemente do jogo espacial, que utilizou a Unreal Engine, os jogos Dragon Age foram desenvolvidos em engines Eclipse, Lycium e Frostbite, o que torna a atualização para os padrões atuais da indústria mais complexa.

Darrah também declarou que, nas fases iniciais do desenvolvimento do que se tornaria Veilguard – conhecido internamente como Joplin –, a ideia era produzir ferramentas para recriar os jogos clássicos da série Origins e suas continuações. O objetivo era consolidar as bases técnicas que possibilitaram que outras equipes repagas Origins e suas sequências.

Contudo, o jogo original do Joplin foi cancelado e o produto que chegou às lojas se diferenciou significativamente da concepção inicial de seus desenvolvedores. Atualmente, a série Dragon Age encontra-se em uma situação de incerteza, e informações sugerem que a BioWare pode se dedicar exclusivamente a Mass Effect a partir de agora.

YouTube/MrMattyPlays

O personagem de Dragon Age: Origins foi criado a partir do ódio por pombos.

Fonte por: Adrenaline

Autor(a):