A Intel lançou recentemente uma nova funcionalidade que pode proporcionar melhorias de desempenho em jogos e outros aplicativos específicos em notebooks com placas de vídeo dedicadas. A memória compartilhada de GPU permite ao usuário definir manualmente a quantidade de memória do notebook que pode ser utilizada como VRAM para os gráficos do dispositivo.
A funcionalidade faz parte da atualização de driver 32.0.101.6987, que também trouxe otimizações Game On para Battlefield 6 e Mafia: The Old Country. Após a atualização, usuários podem utilizar o Intel Graphics Software para acessar o Override de Memória Compartilhada do GPU.
O Tomês Hardware esclarece que processadores Intel de notebooks com GPUs integradas empregam a memória do sistema, e não componentes GDDR exclusivos. Geralmente, essa utilização se restringe a um máximo de 50% da memória total disponível.
Por meio do Override, será possível ajustar os valores para proporções bem maiores, dependendo da capacidade total do notebook. Por padrão, o valor é de 57% da memória, e o exemplo apresentado pela Intel vai para 87%. Teoricamente, dependendo da quantidade total de RAM no dispositivo, esse máximo pode ser até maior.
Novo recurso já está disponível em CPUs Intel Core Ultra Series 2
O lançamento do update permite o uso do Shared GPU Memory Override em sistemas Windows 10 e 11, compatível com processadores Intel Core Ultra Series 1 e 2.
Entretanto, no suporte do Memory Override, a Intel define que somente processadores Core Ultra Series 2 são compatíveis. A empresa também adverte que o notebook requer no mínimo 10GB de memória RAM para utilizar o recurso.
Aumentar significativamente a memória designada para a GPU integrada pode gerar restrições para a CPU em aplicações que exigem maior utilização desse componente. Não se aconselha adotar como padrão uma proporção elevada de memória para os gráficos, sendo mais indicado fazê-lo somente antes de rodar aplicativos mais exigentes da iGPU, como jogos, por exemplo.
Fonte por: Adrenaline