A sobreposição do Steam mostrará a temperatura do sistema, contudo, há uma ressalva
O recém-lançado recurso do Steam demandará acesso em nível de kernel por meio da instalação de um driver complementar.

Após receber uma grande atualização que assegurou a exibição mais completa de informações sobre quadros por segundo, uso de CPU, GPU e RAM, o overlay do Steam também passará a exibir a temperatura do seu sistema. Contudo, para que o sistema funcione em tempo real, será necessário que ele tenha um acesso mais profundo ao seu computador.
A atualização Beta mais recente do aplicativo da Valve possibilita medir em tempo real a temperatura de máquinas baseadas no Windows e no Linux. Contudo, na plataforma da Microsoft, será necessário instalar um driver que assegure o acesso em nível de kernel.
A empresa esclarece que a solução, que oferece um acesso considerável aos detalhes do sistema operacional, só funcionará com o overlay do Steam ativado. Adicionalmente, qualquer usuário poderá desativar a nova opção de monitoramento nas configurações do aplicativo.
A expansão do acesso via Steam eleva os riscos de segurança.
A decisão da Valve de exigir acesso ao Windows em nível de kernel se justifica pela necessidade de acessar certos sensores de temperatura, mas também levanta preocupações de segurança devido à profundidade desse tipo de acesso.
Experiências recentes com os anticheats de Valorant e Battlefield 6 indicam que não todos os usuários estão dispostos a conceder um acesso tão amplo a empresas. No caso do FPS da Riot Games, a situação é particularmente séria devido à sua fama de interferir no desempenho de hardwares, mesmo quando o jogo estava fechado.
Em fóruns do Steam, comentaristas relatam que a solução da Valve se baseia no SDK da CPUID, que é amplamente utilizado por diversos programas. O novo sistema de medição de temperaturas está em fase beta e é ativado automaticamente durante a instalação da atualização mais recente.
Contudo, pode-se desativá-lo, assegurando que as medições realizadas pelo Overlay do Steam continuem focando em aspectos como quadros por segundo e utilização de hardware, que não necessitam de acesso em nível de kernel. Contudo, é importante estar atento, pois a necessidade do driver opcional não deve ser negligenciada quando a nova função da plataforma for lançada para o público em geral.
A Valve está a trabalhar em uma nova versão do Steam que permitirá aos utilizadores criar e partilhar os seus próprios jogos.
Battlefield 6 atinge mais de 500 mil jogadores na Steam
Fonte por: Adrenaline