Ações da Intel sobem com expectativa de investimento do governo Trump na expansão da produção de semicondutores nos EUA

A notícia surge após uma semana problemática, e as disputas com o presidente americano parecem ter se tornado um investimento.

15/08/2025 10:29

2 min de leitura

Ações da Intel sobem com expectativa de investimento do governo Trump na expansão da produção de semicondutores nos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

As ações da Intel aumentaram na tarde de ontem após relatos de um investimento substancial do governo dos EUA. De acordo com a Bloomberg, o governo Trump está avaliando a aquisição de uma participação na Intel para apoiar os esforços de expansão da capacidade de produção doméstica do fabricante de chips.

O governo dos Estados Unidos faria investimentos específicos na unidade de fabricação da Intel em Ohio, que enfrenta atrasos significativos. Trata-se de uma notícia positiva para a Intel, que necessita desse tipo de apoio.

Neste mesmo ano, as ações da empresa registraram o menor desempenho histórico dos últimos 16 anos. Consequentemente, as ações da empresa finalizaram a sessão regular de ontem com ganhos superiores a 7% e prosseguiram com recuperação no pregão pós-mercado, com alta de mais de 2%.

Notícias Relacionadas:

Governo dos EUA pode investir

A empresa já havia anunciado que sua fábrica em Ohio seria a maior unidade de fabricação de chips do mundo. Contudo, a unidade apresenta atrasos contínuos, com as operações comerciais previstas para iniciar somente na década de 2030.

Desta forma, é razoável afirmar que as discussões ainda se encontram em fase inicial e o investimento pretendido pelo governo dos EUA na Intel pode não se realizar.

O debate sobre a participação do governo dos EUA na Intel surgiu inicialmente na reunião entre o diretor executivo da empresa, Lip-Bu Tan, e o presidente Trump, na Casa Branca, no início desta semana.

Tan conseguiu obter a aprovação do presidente, em uma reviravolta inesperada após Trump ter solicitado a demissão do diretor-executivo da Intel. Trump chegou a destacar o “sucesso e a ascensão” de Tan, classificando as realizações do CEO como uma “história impressionante”.

Histórico de Crise

A estratégia de recuperação da Intel, liderada por Lip-Bu Tan, foca em recuperar participação de mercado por meio do avanço acelerado da tecnologia de processos. Contudo, a empresa pretende migrar para seu nó 14A de próxima geração somente se conseguir assegurar compromissos confirmados com os clientes.

A hesitação recebeu críticas de Craig Barret, que propôs um plano ambicioso para a recuperação da Intel, incluindo investimentos governamentais.

A Intel também está buscando revitalizar o ecossistema x86 por meio das CPUs Panther Lake (geração atual) e Nova Lake (próxima geração). As GPUs Granite Rapids, com suporte para Multithreading Simultâneo (SMT), também estão previstas para lançamento em breve.

A Intel está diminuindo sua força de trabalho em 15%, em relação ao efetivo anterior de 99.500 funcionários (no final de 2024). Ressalta-se que a empresa já havia cortado 15.000 empregos em 2023 e mais 15.000 em 2024. A Intel também está encerrando suas fábricas na Alemanha e na Polônia.

Fonte: Bloomberg.

O processador Intel Arrow Lake de 4 núcleos de alto desempenho está listado por US$ 150 fora do Brasil.

Fonte por: Adrenaline

Autor(a):