A Adaptec lançou uma nova placa RAID de armazenamento definido por software corporativo que acomoda até 32 SSDs NVMe. A série SmartRAID 4300 suporta SSDs PCIe 4.0 e 5.0, oferecendo taxas de leitura sequencial de até 291 GB/s quando totalmente utilizados, com os 32 SSDs suportados em operação simultânea. Possui formato MD2 de baixo perfil e ocupa um único slot PCIe x16. A placa oferece inicialização segura, atualização segura, emissão de atestado, gerenciamento UEFI pré-inicialização e modos RAID 0, 1, 10, 5 e 50.
Além disso, oferece suporte a dispositivos NVMe nativos de setor 4K e 512 bytes, suporte a hot-plug, hot-spare e suporte a S.M.A.R.T. e inclui uma variedade de recursos de segurança personalizados para usuários corporativos.
Notícias Relacionadas:
A tecnologia oferece benefícios em relação ao RAID tradicional.
A nova placa foi desenvolvida especificamente para data centers empresariais e foi projetada para otimizar o desempenho, desviando dados de entrada e saída da CPU. A SmartRaid 4300 não se conecta diretamente aos SSDs, utilizando software para rotear os dados de E/S.
Essa configuração de RAID é chamada de armazenamento definido por software (software-defined storage, SCS), uma abordagem que separa o hardware do software. É bastante parecida com os sistemas RAID em máquinas virtuais, onde o software controla o gerenciamento do tráfego de entrada e saída.
Essa abordagem apresenta diversas vantagens em relação aos RAID tradicionais.
Os fabricantes de unidades de estado sólido NVMe e desenvolvedores de sistemas podem unir esses dispositivos em um conjunto RAID e não estão restritos a componentes específicos do fornecedor. O sistema de controle SCS também é altamente escalável e não depende diretamente do controlador RAID para operar todos os SSDs.
Resultados concretos
Os arrays RAID SCS também podem ser mais rápidos que as configurações RAID tradicionais, por não possuir limitações de hardware. Em vez da placa RAID ser o fator restritivo, os próprios SSDs e o link PCIe que os conecta à CPU são os fatores limitantes do desempenho.
A Adaptec anuncia um incremento de até 7 vezes no desempenho de entrada/saída com o SmartRAID 4300 em relação às ofertas da geração anterior.
Com uma rede de 32 unidades SSDs compatíveis com PCIe 5.0 totalmente utilizadas, a Adaptec afirma que a série SmartRAID 4300 consegue operar com taxas de leitura sequencial de 128 KB/1 MB até 291 GB/s e velocidades de gravação sequencial de 128 KB/1 MB até 155 GB/s em um array RAID 5 no Linux.
Os tempos de reconstrução são avaliados em até 32 GB/s e 22,6 GB/s, nas mesmas configurações.
Adaptec.
AMD e NVIDIA deverão fornecer aos Estados Unidos 15% das receitas de unidades de processamento de gráficos (GPUs) para inteligência artificial (IA) vendidas na China.
Fonte por: Adrenaline