Anatel busca feedback dos usuários para aprimorar pesquisa de satisfação anual

Pesquisa anual escuta mais de 60 mil consumidores de telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura.

14/10/2025 19:30

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Anatel busca feedback dos usuários para aprimorar pesquisa de satisfação anual
(Imagem de reprodução da internet).

Anatel Inicia Consulta Pública sobre Pesquisa de Satisfação em Telecomunicações

A Anatel lançou uma consulta pública para coletar subsídios sobre possíveis mudanças na pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida pelos Usuários de Serviços de Telecomunicações, realizada anualmente desde 2015.

Dados da Pesquisa de 2024

No ano de 2024, a Anatel entrevistou 64 mil clientes de 15 prestadoras de serviços, incluindo telefonia fixa, telefonia móvel (pré-paga e pós-paga), banda larga fixa e TV por assinatura. Ao longo de uma década, mais de 1 milhão de entrevistas foram realizadas.

Objetivos da Consulta

A agência tem como objetivo avaliar os resultados das pesquisas e identificar a necessidade de melhorias. Segundo a Anatel, as contribuições recebidas poderão ajudar a ajustar a metodologia, a forma de contratação das pesquisas e a frequência de aplicação.

Aspectos em Análise

A consulta busca opiniões sobre a eficácia do manual de aplicação que orienta a metodologia das pesquisas, a adequação da periodicidade anual, a representatividade da amostra e a forma de coleta de dados, que atualmente é feita por telefone. A Anatel também considera as novas formas de interação digital.

Metodologia de Pesquisa e Contratação

Outro aspecto em discussão é a metodologia única de pesquisa, que combina indicadores de satisfação e qualidade percebida em um único levantamento. A Anatel pretende avaliar se o modelo de contratação conjunta das empresas pesquisadoras pelas prestadoras de serviços continua sendo o mais eficiente.

Fonte por: Convergencia Digital

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