Após três décadas como líder, Samsung cede o posto de maior produtor de DRAM à SK Hynix

Fortalecida por seus acordos com a NVIDIA, e com o aumento do interesse em IA, a SK Hynix continua em expansão.

16/08/2025 13:37

1 min de leitura

Após três décadas como líder, Samsung cede o posto de maior produtor de DRAM à SK Hynix
(Imagem de reprodução da internet).

Os relatórios financeiros para o primeiro semestre de 2025 da Samsung e da SK hynix evidenciam uma mudança histórica, embora não surpreendente, no posicionamento das maiores fabricantes de DRAM do mundo. Atualmente, a SK hynix ocupa a primeira posição, após 33 anos em que a Samsung liderava o setor.

A Samsung comunicou que sua participação de mercado no setor de memórias DRAM diminuiu para 32,7% no primeiro semestre de 2025, em comparação com os 41,5% registrados no final de 2024. Trata-se de uma redução de 8,8% em seis meses, a maior já registrada na história da empresa. Adicionalmente, representa a primeira vez desde 2014 que a companhia se encontra na décima terceira posição em sua atuação nesse segmento.

A SK hynix continua em expansão, passando de 27,7% em 2022 para 29,9% em 2023 e 33,4% em 2024. Com esse ritmo, a empresa atingiu 36,3% no primeiro semestre de 2025, ultrapassando a concorrente e consolidando-se como a maior fabricante de DRAM no momento.

SK hynix demonstra a relevância da colaboração com a NVIDIA.

No cenário atual, marcado pelo grande interesse em IA generativa, torna-se evidente a relevância de contar com a NVIDIA como cliente, devido à sua posição de maior lucratividade no setor. O desenvolvimento da SK hynix é amplamente associado à sua relação com a empresa responsável pelas GeForce, que fornece componentes HBM3E para a produção de suas GPUs e aceleradores de IA.

Não é à toa que a SK hynix já fala há um bom tempo do potencial de crescimento com HBM e investe pesado para se manter à frente nesses componentes.

A Samsung, por sua vez, oferece HBM3E para a AMD e Broadcom, porém não obteve um acordo significativo com a NVIDIA. Há apenas informações sobre avanços em seu fornecimento de memória para a gigante da IA.

A SK hynix estaria, inclusive, enviando suas primeiras remessas de HBM4 para a NVIDIA, que a utilizaria no desenvolvimento de suas GPUs da geração Rubin.

Tecnologias

Fonte por: Adrenaline

Autor(a):