Após venda, Arábia Saudita ficará com 93% da Electronic Arts
Participação do país na compra da Electronic Arts é revelada em novos detalhes do negócio
Venda da Electronic Arts para Fundo Saudita Avança
Com o progresso nas etapas da venda da Electronic Arts para um fundo privado, novos detalhes sobre o acordo estão emergindo. De acordo com informações, caso a transação seja aprovada pelos órgãos regulatórios, 93,4% da publicadora ficará sob controle da Arábia Saudita.
Estrutura do Acordo e Participações
A Arábia Saudita, representada pelo seu Fundo Soberano (PIF), está realizando a aquisição em parceria com a Afinity Partners e a Silver Lake. No arranjo atual, a Silver Lake terá uma participação de 5,5% na empresa, enquanto a Affinity Partners ficará com apenas 1,1%. Ambas as entidades já possuem investimentos significativos do PIF.
Críticas à Aquisição
A aquisição da Electronic Arts levanta preocupações, pois representa a transferência de uma grande empresa americana para o controle de um país estrangeiro. Essa situação já gerou críticas entre alguns senadores dos EUA, que a consideram um risco à soberania nacional.
Detalhes Financeiros da Transação
O Wall Street Journal revelou que, embora o valor da transação tenha sido anunciado em US$ 55 bilhões, a Arábia Saudita pagará um montante significativamente menor. O financiamento será feito com capital próprio, descontando os US$ 5,2 bilhões já investidos pelo PIF na Electronic Arts.
Assim, o valor final que o país desembolsará pela corporação será de aproximadamente US$ 29 bilhões, além de assumir US$ 20 bilhões em dívidas relacionadas à venda.
Influência Saudita nos Jogos
Se o acordo for concluído conforme os termos atuais, a Arábia Saudita deverá exercer um controle sobre a Electronic Arts semelhante ao que possui sobre a empresa japonesa SNK. Isso implica que o país poderá influenciar significativamente o conteúdo dos jogos, buscando promover uma imagem favorável no cenário internacional.
Consequentemente, as promessas de autonomia feitas pela Electronic Arts podem se revelar apenas promessas. É possível que franquias conhecidas, como The Sims e Mass Effect, sofram mudanças drásticas ou sejam vendidas para outras empresas.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real