Avanade apresenta nova metodologia para engenharia de software na era da IA

Distrito Itaqui, em Itapevi (SP), sedia o IT Forum Na Mata Avanade, com parcerias da Microsoft e Intel, em meio à natureza.

3 min de leitura
Rodrigo Caserta, CEO global da Avanade. Foto: PlayP

Rodrigo Caserta, CEO global da Avanade. Foto: PlayP

IT Forum Na Mata destaca a importância da IA e inovação tecnológica

No dia 5 de outubro, o Distrito Itaqui, um ecossistema de inovação e tecnologia em Itapevi (SP), sediou o IT Forum Na Mata, evento promovido pela Avanade em colaboração com a Microsoft e a Intel. Durante o encontro, executivos das empresas enfatizaram que a modernização tecnológica é agora uma necessidade estratégica, não apenas uma opção.

Na abertura do evento, Rodrigo Caserta, CEO global da Avanade, apresentou o modelo de desenvolvimento de software chamado C.O.D.E (Context Oriented Development for Enterprise). Este modelo, desenvolvido no Brasil, integra pessoas, processos e inteligência artificial (IA) para otimizar a orquestração de sistemas. De acordo com o relatório DORA, 90% das empresas já utilizam IA em suas operações.

O diretor sênior da Avanade, Gustavo Charif, destacou que o C.O.D.E transforma a engenharia de software ao empregar agentes autônomos para modernizar sistemas legados. Ele afirmou que essa abordagem já está sendo aplicada em clientes no Brasil e no exterior, resultando em aumentos de produtividade de 60% a 70% e redução no tempo de lançamento de produtos.

Aceleração da IA no Brasil

Bruna Bomfim, gerente de Inteligência e Pesquisas do Itaqui, apresentou dados do estudo “Antes da TI, a Estratégia” 2025, que evidenciam um crescimento significativo no uso de IA no Brasil. Ela ressaltou que os investimentos estão focados em três áreas principais: dados, IA e segurança, sublinhando a importância da TI na geração de valor para os negócios. Contudo, o desafio permanece em demonstrar o retorno sobre esses investimentos.

Os especialistas Tarcisio Alves, da Intel Brasil, e Alessandro Jannuzzi, da Microsoft Brasil, acrescentaram que uma infraestrutura segura, dados confiáveis e inteligência aplicada são fundamentais para o sucesso na implementação de IA. Alves mencionou que os processadores Intel Xeon com aceleradores de IA proporcionam ganhos de até 63% em desempenho e 48% em redução de custos em workloads de IA no Azure.

Jannuzzi complementou a discussão ao explicar como a Microsoft está integrando sua visão de governança de dados e IA em uma plataforma única, utilizando o Microsoft Fabric e o Azure OpenAI. Ele enfatizou que a confiabilidade dos dados é essencial para a eficácia da IA, afirmando que a maturidade digital começa na arquitetura e se solidifica na cultura organizacional.

Desbloqueando o potencial da IA

O painel “Liberando o potencial da IA para todos” incentivou os líderes presentes a reconsiderar o papel da tecnologia. Michel Fernandes, superintendente de data & IA do Bradesco, e Jefferson Santana, CTO da Rede D’or São Luiz, compartilharam suas experiências com a IA.

Fernandes destacou a trajetória do Bradesco na adoção de IA, mencionando que o banco foi pioneiro ao utilizar serviços online da Microsoft, o que acelerou suas inovações. Ele citou a evolução da assistente virtual BIA, que agora possui 90% de resolutividade nas interações com clientes, e anunciou novas funcionalidades, como o Pix por voz, que visa aumentar a inclusão digital.

Por sua vez, Santana, com vasta experiência no setor de saúde, relatou como a IA tem contribuído para a redução de erros críticos e salvamento de vidas ao oferecer suporte em decisões clínicas em tempo real. Ele ressaltou que profissionais de saúde têm desenvolvido soluções analíticas e de IA em um curto período, algo que antes levaria anos. Santana defendeu a descentralização da inovação e a necessidade de a TI se aproximar cada vez mais dos negócios, colocando a tecnologia a serviço da vida.

Fonte por: It Forum

Sair da versão mobile