Brasileiro lidera no consumo de música criada por inteligência artificial
Pesquisa Ipsos/Deezer revela que 97% dos ouvintes em oito países não conseguem identificar conteúdo gerado por IA.
Pesquisa Revela Opiniões sobre Música Gerada por Inteligência Artificial
Um estudo realizado pela Ipsos, encomendado pela Deezer, revelou que 97% dos ouvintes não conseguem distinguir quando uma música é completamente gerada por inteligência artificial (IA). A pesquisa, que entrevistou 9 mil pessoas em oito países, incluindo o Brasil, destaca a crescente preocupação do público com a transparência e o impacto da IA na remuneração e na criatividade dos artistas.
Resultados da Pesquisa sobre Música e IA
Os dados mostram que 80% dos participantes desejam que as músicas criadas por IA sejam claramente identificadas. Além disso, 73% acreditam que as empresas de tecnologia não deveriam utilizar material protegido por direitos autorais para treinar seus modelos. A pesquisa também revela que 70% dos entrevistados veem a IA como uma ameaça à renda de músicos e compositores.
Curiosidade e Confiança na IA
Embora 55% dos entrevistados demonstrem curiosidade em relação à IA, apenas 19% confiam na tecnologia. Mais da metade (51%) acredita que a IA terá um papel significativo na criação musical nos próximos dez anos, mas também teme que isso resulte em músicas “genéricas e de baixa qualidade”.
Percepções no Brasil
No Brasil, 76% dos ouvintes afirmaram que ouviriam músicas geradas por IA por curiosidade, o maior índice entre os países pesquisados. Além disso, 65% dos brasileiros mostraram curiosidade pela tecnologia, enquanto 42% utilizam ferramentas de IA com frequência. No entanto, 60% expressaram preocupação com a perda de criatividade artística.
Necessidade de Transparência e Valorização dos Artistas
A pesquisa também indica que 77% dos brasileiros acreditam que as músicas criadas por IA devem ser rotuladas. Além disso, 67% consideram antiético o uso de obras protegidas para treinar algoritmos sem a autorização dos artistas. Um estudo da CISAC e da PMP Strategy, mencionado pela Deezer, alerta que a proliferação da música gerada por IA pode resultar em perdas de até 4 bilhões de euros para os criadores até 2028.
Principais Conclusões da Pesquisa
- 98% dos entrevistados já ouviram falar de IA, e 72% a utilizaram algumas vezes.
- 46% acreditam que as ferramentas de IA podem ajudá-los a descobrir novas músicas.
- 64% temem que a IA leve à perda de criatividade na produção musical.
- 80% concordam que a música gerada por IA deve ser claramente identificada.
- 70% acreditam que a música gerada por IA ameaça a remuneração de músicos e compositores.
Fonte por: Convergencia Digital
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real