Cerco ao gatonet: Brasil bloqueia 558 sites e aplicativos piratas
Operação 404 do Ministério da Justiça elimina 558 serviços de streaming piratas em menos de uma semana.
Brasil Intensifica Combate à Pirataria de Streaming
Desde a última quinta-feira, 27 de novembro, o Brasil bloqueou 558 serviços de streaming piratas. Essa ação é parte da Operação 404, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em colaboração com países como Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Reino Unido.
Ações da Polícia Federal
Na quinta-feira, a Polícia Federal cumpriu 44 mandados de busca e apreensão, resultando em quatro prisões preventivas e três em flagrante. A operação levou ao bloqueio de 535 sites e um aplicativo de streaming, além da remoção de milhares de conteúdos piratas das redes sociais.
Impacto na Infraestrutura da Pirataria
Rodney da Silva, diretor de Operações e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, destacou que a fase atual da operação não apenas remove conteúdo ilegal, mas também ataca a infraestrutura e o financiamento da pirataria, enfatizando que a internet não é um espaço sem regras.
Decisões Judiciais e Bloqueios Adicionais
No domingo, 30 de novembro, uma decisão da Justiça Argentina resultou no bloqueio de mais 22 aplicativos utilizados no Brasil, como BTV, Red Play e Blue TV. Muitas dessas plataformas operavam por meio de TV boxes, dispositivos que permitem acesso a serviços de streaming na televisão, os quais devem ser homologados pela Anatel.
Resultados da Operação 404
A Operação 404, nomeada em referência ao código de erro que indica páginas indisponíveis, já resultou no bloqueio de mais de 3,8 mil serviços de distribuição ilegal de conteúdo audiovisual e jogos desde seu início em novembro de 2019. A iniciativa demonstra um esforço contínuo para combater a pirataria e proteger os direitos autorais no Brasil.
Fonte por: Convergencia Digital
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real