Cofundador da Rockstar revela motivos para GTA não retornar a Londres
Expansões do primeiro GTA levaram a série a Londres, mas essa viagem nunca foi repetida.
História da série Grand Theft Auto e suas raízes britânicas
Desde sua estreia em 1997, a série Grand Theft Auto (GTA) conquistou notoriedade por suas narrativas e cenários que satirizam a vida nos Estados Unidos. Antes de se estabelecer como um ícone americano, a franquia explorou Londres em duas expansões de seu primeiro jogo, intituladas London 1969 e London 1961, que retratavam uma onda de crimes na capital britânica.
Mais de 25 anos após essas expansões, não há sinais de que a série retorne a Londres, a menos que os rumores sobre um vasto modo online em GTA 6 se confirmem, abrangendo múltiplos países.
Desafios de ambientar GTA fora dos EUA
Dan Houser, cofundador da Rockstar Games, que deixou a empresa em 2020, comentou em uma entrevista que a razão pela qual a série nunca mais se aventurou fora dos Estados Unidos está ligada à sua essência. Ele destacou que os jogos incorporam elementos muito específicos da cultura norte-americana, tornando difícil a transposição para outros contextos.
Segundo Houser, não se trata apenas de enredos ou personagens, mas também de aspectos como a presença de armas e figuras excêntricas que são características marcantes da série. Ele acredita que a visão externa que GTA oferece sobre os Estados Unidos é um dos seus principais atrativos.
A conexão britânica da Rockstar Games
Embora a narrativa de GTA esteja profundamente enraizada na cultura americana, seus criadores, Dan e Sam Houser, são britânicos. A sede da Rockstar Games está em Nova York, mas a maior parte do desenvolvimento da série ocorreu na Rockstar North, localizada em Edimburgo, Escócia.
Houser enfatizou que a série sempre teve uma perspectiva estrangeira sobre a América, o que contribui para sua singularidade. Ele acredita que essa abordagem não funcionaria da mesma maneira em outros países.
Considerações finais sobre o futuro da franquia
Durante a entrevista, Houser também mencionou que a Rockstar abandonou o desenvolvimento de alguns projetos, como Agent, por não encontrar uma forma viável de realizá-los. Além disso, a sequência de Bully nunca avançou devido à falta de recursos disponíveis para o projeto.
Com a expectativa em torno de GTA 6, os fãs aguardam ansiosamente para ver como a franquia poderá evoluir e se expandir, mantendo sua essência que a tornou um fenômeno mundial.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Redação
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