Deezer revela que músicas geradas por IA representam 39% dos uploads diários

Deezer revela que músicas geradas por inteligência artificial alcançam 60 mil reproduções diárias em janeiro deste ano.

2 min de leitura
Logotipo da Deezer exibido em uma tela de smartphone, acompanhado por fones de ouvido brancos, simbolizando a plataforma de streaming de músicas

Logotipo da Deezer exibido em uma tela de smartphone, acompanhado por fones de ouvido brancos, simbolizando a plataforma de streaming de músicas

Deezer Revela Dados sobre Músicas Geradas por Inteligência Artificial

A plataforma de streaming de música Deezer divulgou que, em janeiro deste ano, as músicas criadas por inteligência artificial alcançaram uma média de 60 mil reproduções diárias, representando 39% do conteúdo publicado diariamente. No ano anterior, foram identificadas mais de 13,4 milhões de faixas geradas por IA.

Embora essas músicas correspondam a uma pequena fração do total de reproduções (cerca de 3%), elas apresentaram até 85% dos “streams” classificados como fraudulentos em 2025. Em comparação, a fraude em streaming no restante do catálogo foi de apenas 8% no mesmo período.

Transparência e Combate à Fraude

A ferramenta de detecção de IA da Deezer está em operação desde o início de 2025 e, a partir de junho, a plataforma começou a rotular explicitamente as músicas geradas por inteligência artificial. A empresa afirma que a divulgação desses dados visa promover transparência e equidade em relação à música gerada por IA.

Alexis Lanternier, CEO da Deezer, destacou que a música gerada por IA se tornou quase indistinguível da criação humana. Ele enfatizou a importância de manter a transparência para os fãs e proteger os direitos dos artistas e compositores. Músicas geradas por IA são removidas dos motores de recomendação para garantir que os usuários tenham uma escolha clara sobre o que ouvir, dificultando a manipulação do sistema por fraudadores.

Tecnologia de Detecção de IA

A Deezer anunciou que irá comercializar sua tecnologia de detecção de IA para empresas do setor musical, com o objetivo de ajudar na identificação de infrações de direitos autorais e promover a transparência, reduzindo o incentivo à fraude com músicas criadas por máquinas.

Lanternier mencionou que a tecnologia já foi testada com organizações do setor, incluindo a Sociedade de Autores, Compositores e Editores Musicais da França (Sacem), e que agora será licenciada para outras partes interessadas.

Rodrigo Vicentini, General Manager da Deezer na América Latina, afirmou que a empresa está comprometida em trazer tecnologia que não apenas detecta conteúdos gerados por IA, mas que também protege os direitos dos criadores e incentiva a criatividade humana como o motor principal da plataforma.

Fonte por: It Forum

Sair da versão mobile