Dependência da IA: 81% dos brasileiros recorrem à tecnologia para mensagens pessoais

Quatro em cada cinco brasileiros (81%) já solicitaram que uma inteligência artificial redigisse mensagens pessoais, revelando uma crescente dependência da tecno…

10/12/2025 10:50

1 min de leitura

estresse, tristeza, mulher, negra, smartphone, IA

Dependência da Inteligência Artificial entre Brasileiros

Uma pesquisa realizada pela consultoria Página 3 revelou que 81% dos brasileiros já solicitaram a ajuda de uma inteligência artificial para redigir mensagens pessoais. Além disso, quase metade dos entrevistados prefere utilizar esses modelos de IA em vez de consultar pessoas antes de tomar decisões, o que sugere um aumento na dependência da tecnologia no cotidiano e uma possível “terceirização mental”.

Resultados da Pesquisa

O estudo, que entrevistou cerca de 600 brasileiros com acesso a tecnologias digitais, abrangeu diversas classes sociais e apresenta uma margem de erro de 4%. Os dados mostram que 63% dos participantes acreditam que as pessoas eram mais autênticas e distintas no passado, indicando que a IA pode estar tornando as interações sociais mais homogêneas. Além disso, 49% dos entrevistados relataram ter recebido mensagens que pareciam ser geradas por inteligência artificial.

Dificuldades nas Relações Interpessoais

Outro dado relevante é que 76% dos brasileiros sentem que está cada vez mais complicado se comunicar e estabelecer relacionamentos. Entre os entrevistados, 72% expressaram o desejo de serem mais autênticos em suas interações.

O Futuro Profissional e a IA

O estudo também aponta que 39% dos participantes acreditam que os profissionais do futuro serão aqueles que conseguirem formular os melhores prompts para as IAs. Contudo, há uma valorização das habilidades humanas: 60% dos entrevistados consideram que a capacidade de analisar criticamente as informações geradas por IAs é essencial, enquanto 49% destacam a importância de interpretar antes de agir.

Reflexões sobre a Terceirização do Pensamento

As cofundadoras da consultoria, Sabrina Abud e Georgia Reiné, alertam sobre os riscos da terceirização do pensamento. Abud menciona que a repetição de conteúdos pode enfraquecer a personalidade e a percepção de realidade. Reiné complementa que a crescente delegação de ações e pensamentos à IA pode agravar essa situação, tornando ainda mais desafiador o processo de reflexão crítica.

Fonte por: It Forum

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real