eSocial passa por mudanças; conheça os ajustes técnicos implementados

Novo Manual de Orientação do eSocial (MOS) e Nota Orientativa S-1.3 são lançados, unificando regras e preparando o sistema para a DIRF.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Atualizações no Sistema eSocial

O sistema eSocial está em processo de modernização e consolidação. Em 4 de novembro de 2025, foram divulgados o novo Manual de Orientação do eSocial (MOS), na Versão S-1.3, e a Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025.

Novidades na Versão S-1.3

A Versão S-1.3, que inclui as diretrizes da Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025, traz uma série de ajustes técnicos e conceituais. Essas mudanças têm como objetivo simplificar o envio de dados e aumentar a precisão das informações.

Detalhes da Nota Orientativa

A Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025 explica as alterações no Manual, esclarecendo as adequações necessárias que as empresas devem implementar para garantir a conformidade com as novas diretrizes.

Melhorias Contínuas do eSocial

Embora as alterações específicas estejam disponíveis no documento oficial, elas fazem parte de um esforço contínuo de aprimoramento do eSocial, visando atender às demandas do Fisco e do ambiente empresarial.

Substituição da DIRF pelo eSocial

Um dos principais focos dessas atualizações é a substituição de declarações acessórias. O Portal do eSocial ressaltou que essas mudanças estão diretamente ligadas à migração da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).

Com a integração dos eventos do eSocial e da EFD-Reinf, as informações que antes eram enviadas anualmente na DIRF, referentes ao ano-base 2025, agora serão transmitidas de forma gradual e automática pelos módulos mensais e anuais do novo sistema.

Fonte por: Convergencia Digital

Sair da versão mobile