Ex-diretor da Sony argumenta que os valores dos jogos devem subir a cada nova iteração
O ex-chefe da divisão PlayStation, Shawn Layden, declara que a indústria tem visto uma redução contínua de suas margens de lucro.

Shawn Layden, um dos responsáveis pelo lançamento bem-sucedido do PlayStation 4 (PS4), tem uma opinião polêmica sobre o preço dos jogos. Para o ex-chefe da Sony Interactive Entertainment, é compreensível que eles se elevem com o lançamento de cada nova geração de consoles.
Em uma entrevista à GamesIndustry, Layden argumentou que o preço cobrado por jogos, em geral, não aumentou significativamente nos últimos 20 anos. Segundo ele, isso não faz sentido considerando o período de alta inflação e a expansão das equipes de desenvolvimento, o que tem contribuído para inflar os custos de produção.
“Acredito que se deve a isso o temor generalizado”, declarou o ex-chefe do PlayStation. “Ninguém quer ser o primeiro a elevar esses preços, pois teme perder audiência. Então, o que se faz é começar a corroer sua receita operacional, sua margem de lucro”, complementou.
Ex-chefe do PlayStation declara que a indústria contribui para sua própria destruição.
Layden argumenta que a redução das margens de lucro justifica a menor quantidade de carros esportivos em estacionamentos de estúdios em comparação com a era do primeiro PlayStation. Para ele, a indústria de games contribui para sua própria destruição ao acreditar que o importante é manter o crescimento, sem considerar os aumentos nos custos de produção.
O ex-chefe do PlayStation também declarou que a manutenção de um valor básico similar é a razão pela qual diversos jogos Premium implementaram microtransações, passes de batalha e outros sistemas intrusivos. Ele também menciona as edições Deluxe como uma maneira da indústria elevar seus custos, oferecendo conteúdos com “custo quase zero”.
Contudo, não se discute o fato de que, nas últimas duas décadas, o setor de jogos também tem apresentado um crescimento na desigualdade salarial entre desenvolvedores e altos executivos. Dessa forma, grande parte das “margens de lucro reduzidas” pode ser atribuída aos elevados valores pagos a cargos de liderança.
Atualmente, a Nintendo utiliza valores de US$ 80 em alguns títulos, como Mario Kart World. A Microsoft, por sua vez, sinalizou que faria o mesmo com The Outer Worlds 2, mas alterou o plano e não possui uma data definida para realizar o ajuste de preços de seus jogos.
Take-Two responde sobre o preço de GTA 6 e assegura que será “justo”.
Fonte por: Adrenaline