Gartner prevê que IA estará presente em todos os trabalhos de tecnologia até 2030

Até 2030, a inteligência artificial dominará os trabalhos em tecnologia da informação, segundo CIOs que coordenarão humanos e máquinas.

25/11/2025 19:20

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Três profissionais trabalhando juntos em uma reunião de negócios...

Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho

Até 2030, a inteligência artificial (IA) será uma presença constante nas funções de tecnologia da informação nas empresas. Essa previsão é compartilhada por CIOs, que terão a responsabilidade de coordenar as atividades entre humanos e máquinas. De acordo com as estimativas, 75% das tarefas serão realizadas por humanos com o suporte da IA, enquanto os 25% restantes serão executados exclusivamente por sistemas de IA.

Essas informações são parte de um relatório recente do Gartner, que entrevistou mais de 700 CIOs em julho de 2025. A consultoria destaca a importância de as organizações encontrarem um equilíbrio entre a prontidão para a IA e a capacidade humana, a fim de maximizar os benefícios dessa tecnologia. No entanto, a especialista ressalta que poucas empresas estão conseguindo implementar essa estratégia de forma eficaz.

Desafios e Oportunidades na Adoção da IA

Gabriela Vogel, vice-presidente analista do Gartner, afirma que a consultoria tem orientado CIOs e executivos de TI em suas jornadas de adoção da IA há anos. Neste ano, o foco é traçar um caminho claro para que esses líderes possam explorar o verdadeiro valor da IA.

Rob O’Donohue, também do Gartner, explica que a prontidão para a IA envolve a capacidade de identificar valor e atender às necessidades específicas de uso. Além disso, a prontidão humana é crucial para garantir que a força de trabalho e a organização estejam preparadas para aproveitar e manter os benefícios da IA.

Impacto da IA no Mercado de Trabalho

O Gartner prevê que o impacto da IA nos empregos será neutro até 2026, com a expectativa de que, até 2028, a tecnologia crie mais empregos do que elimine. Gabriela Vogel sugere que os CIOs comecem a transformar suas equipes, limitando novas contratações, especialmente para funções de baixa complexidade, e reposicionando talentos em áreas que geram receita.

Essa estratégia de restrição de contratações pode aumentar a produtividade e otimizar custos, mas para realmente capturar novos valores, as habilidades da força de trabalho precisarão evoluir. O’Donohue destaca que as habilidades relacionadas à IA são diferentes das habilidades tradicionais, pois visam aprimorar a capacidade de motivar, pensar e comunicar-se de forma mais eficaz.

Fonte por: It Forum

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