Crescimento dos Veículos Elétricos no Mundo
A falta de estímulo nos Estados Unidos resultou em uma diminuição no número de lançamentos de novos modelos de carros elétricos durante a CES deste ano. No entanto, fora dos EUA, a tendência é de crescimento contínuo para esse tipo de veículo. Um relatório recente do Gartner aponta que, até o final de 2026, haverá 116 milhões de veículos elétricos (EVs) em circulação globalmente, incluindo carros, ônibus, vans e caminhões pesados.
Em 2025, a base instalada de veículos elétricos à bateria alcançou 59,48 milhões, enquanto a de híbridos atingiu 30 milhões. Apesar das tarifas sobre importação de veículos e da remoção de subsídios em vários países, a previsão é de um aumento de 30% no número de EVs em circulação até 2026.
Perspectivas para o Mercado de Veículos Elétricos
Jonathan Davenport, diretor analista sênior do Gartner, destaca que a China será responsável por 61% da base total de veículos elétricos. Além disso, a posse de híbridos plug-in (PHEVs) deve crescer 32% anualmente. Essa preferência se deve ao fato de que muitos consumidores valorizam a segurança de ter um motor a gasolina como reserva.
Os veículos elétricos a bateria (BEVs) devem representar mais da metade da base instalada de EVs, embora a demanda por veículos híbridos esteja em ascensão, refletindo uma mudança nas preferências dos consumidores.
Conclusão sobre o Futuro dos EVs
O mercado de veículos elétricos continua a se expandir, especialmente fora dos Estados Unidos, onde as condições são mais favoráveis. Com a crescente aceitação e a evolução das tecnologias, espera-se que os EVs se tornem cada vez mais comuns nas estradas do mundo todo.
Fonte por: It Forum
