A Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) está gastando menos com videogames. De acordo com dados de Mat Piscatella, analista da Circana, os jovens diminuíram em quase 25% os investimentos no setor no último ano, nos Estados Unidos.
A diminuição é notavelmente superior àquela observada em outras faixas etárias, com quedas de apenas alguns pontos percentuais. O estudo aponta que a situação é influenciada por fatores econômicos que impactam diretamente o orçamento dos jovens.
Altos custos com educação, inflação contínua e dificuldade de inserção no mercado de trabalho têm levado muitas pessoas a priorizarem despesas básicas. “Entre novos jogos e comida, as pessoas escolhem comprar comida”, afirmou Piscatella.
A transformação no consumo de jogos.
A situação é agravada por mudanças no mercado. Pela primeira vez, os preços de consoles subiram em vez de cair, e há expectativa de novos reajustes também para os jogos. Um exemplo é o Nintendo Switch, que teve aumento nos EUA por conta das tarifas impostas por Donald Trump.
Em toda a Europa, a queda no poder de compra entre pessoas com até 35 anos atingiu 8% no último ano, conforme reportado pelo jornal espanhol El Economista. O patrimônio líquido nessa faixa etária diminuiu em cerca de 50% nos últimos 20 anos.
O padrão de consumo também está evoluindo. A geração Z prefere experiências como viagens, festivais e shows.
Além das questões econômicas, observa-se uma transformação no comportamento de consumo. Estudos indicam que experiências como viagens, festivais e shows estão se tornando mais importantes do que gastos com videogames e hábitos tradicionais, como álcool e tabaco.
Impacto para a indústria
A diminuição no consumo da Geração Z preocupa a indústria de games, que tradicionalmente dependeu dessa faixa etária como público-alvo principal. Se a tendência persistir, as empresas podem precisar ajustar estratégias, incluindo preço e tipo de experiência oferecida, para recuperar esse público.
Qual é o seu gasto com jogos em 2025 em comparação com anos anteriores?
Fonte: Mat Piscatella/BlueSky e El Economista
Como os jogos evoluíram para oferecer serviços?
Fonte por: Adrenaline