Gov.br anuncia notificação sobre vencimento de passaporte

Governo projeta alertas anuais para mais de 1,9 milhão de cidadãos.

12/11/2025 18:15

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Caixa Postal Gov.br Alerta sobre Vencimento de Passaportes

A partir de quarta-feira, 12 de novembro, a Caixa Postal Gov.br começará a notificar os cidadãos sobre o vencimento de seus passaportes. Essa ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e a Polícia Federal, visando facilitar a renovação do documento e evitar problemas para quem planeja viajar.

Notificações em Etapas

As notificações serão enviadas em três etapas: a primeira ocorrerá oito meses antes do vencimento do passaporte, a segunda três meses antes e, por último, uma mensagem final após a data de validade. O governo estima que, até 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas receberão esses alertas.

Requisitos para Receber os Alertas

Para receber as notificações, é necessário ter uma conta prata ou ouro na plataforma Gov.br. Além disso, os usuários do aplicativo também receberão uma notificação automática sempre que uma nova mensagem for enviada.

Sobre a Caixa Postal Gov.br

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Caixa Postal Gov.br permite o envio de mensagens personalizadas do governo de forma centralizada e segura, reduzindo o risco de fraudes. Desde seu lançamento, o serviço já enviou mais de 30 milhões de comunicações relacionadas a diversos programas e serviços, incluindo o Enem, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Bolsa Verde, o Meu SUS Digital, a emissão de certificados digitais e o programa Pé de Meia.

Fonte por: Convergencia Digital

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real