Gov.br atinge 77,8 milhões de contas ouro com biometria, CIN e certificado digital

Plataforma de serviços públicos digitais atinge 172 milhões de usuários e oferece quase 13 mil serviços em todos os níveis.

18/12/2025 14:00

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Crescimento das Contas Ouro no Gov.br

O número de contas de nível ouro na plataforma Gov.br aumentou 142% entre 2022 e 2025. Em dezembro de 2022, havia pouco mais de 32 milhões de contas ouro, enquanto em dezembro de 2025 esse número saltou para 77,8 milhões, conforme dados divulgados pelo Ministério da Gestão.

Usuários e Serviços Disponíveis

Atualmente, o Gov.br conta com aproximadamente 172 milhões de usuários cadastrados, servindo como acesso a cerca de 4,6 mil serviços digitais federais e mais de 8,3 mil serviços oferecidos por estados e municípios. O crescimento das contas ouro reflete a evolução do governo digital no Brasil.

Mudança de Comportamento da População

Segundo a Secretaria de Governo Digital, esse aumento é resultado de uma mudança no comportamento dos cidadãos. A pesquisa TIC Domicílios 2025 revelou que 71% dos usuários de internet utilizaram pelo menos um serviço de governo eletrônico nos últimos 12 meses. Para aumentar a segurança, a SGD recomenda que todos os usuários com conta ouro ativem a Verificação em Duas Etapas.

Ativação da Verificação em Duas Etapas

Desde julho deste ano, a plataforma tem incentivado a ativação da Verificação em Duas Etapas. Ao acessar a conta, os usuários ouro recebem um convite para habilitar essa funcionalidade pelo aplicativo Gov.br. É possível adiar a ativação na primeira vez, mas o sistema enviará um aviso por e-mail ou SMS, lembrando da recomendação no próximo acesso. Atualmente, cerca de 50% dos usuários com conta ouro já utilizam essa segurança adicional.

Características da Conta Ouro

A conta de nível ouro é a categoria que proporciona acesso a todos os serviços públicos digitais disponíveis no Gov.br, oferecendo o maior nível de segurança. Para obtê-la, o cidadão deve realizar o reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, utilizar o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou autenticar-se por meio de um Certificado Digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Fonte por: Convergencia Digital

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real