Intel e Google Cloud realizam teste colaborativo de tecnologia de segurança

Intel e Google Cloud revelam resultados de revisão do Intel TDX para segurança em ambientes multinuvem e multi-tenant.

12/02/2026 14:00

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Intel e Google Cloud Anunciam Resultados de Revisão do Intel TDX

Membros da equipe de pesquisa em segurança da Intel, conhecida como INT31, e do Google Cloud divulgaram esta semana os resultados de uma revisão conjunta do Intel TDX. Essa tecnologia, que se refere a máquinas virtuais confidenciais (CVMs) ou Domínios de Confiança (TDs), visa garantir a confidencialidade e a integridade em ambientes multinuvem e multi-tenant. A revisão é uma continuidade de pesquisas realizadas pelas duas empresas ao longo de 2023.

O Intel TDX, que significa Trust Domain Extensions, é uma tecnologia de computação confidencial projetada para proteger cargas de trabalho sensíveis, mesmo em situações onde hipervisores possam estar comprometidos ou em casos de insiders mal-intencionados. De acordo com a Intel, essa abordagem vai além do hardware, englobando uma “disciplina rigorosa” de segurança que inclui firmware e software.

Colaboração e Identificação de Vulnerabilidades

A colaboração entre as equipes da Intel e do Google Cloud durou cinco meses e teve como objetivo identificar vulnerabilidades, bugs e realizar considerações de design no Intel TDX Module 1.5, que é responsável pelas funções do TDX. Os principais recursos analisados foram o Live Migration, que permite a movimentação de um TD entre plataformas host em execução, e o TD Partitioning, que envolve máquinas virtuais aninhadas dentro de TDs.

Durante a revisão, o Google utilizou uma variedade de métodos para detectar problemas de segurança no código do módulo. Isso incluiu revisões manuais, desenvolvimento de ferramentas automatizadas para identificação de bugs e a aplicação de ferramentas de inteligência artificial, como o Gemini Pro, para análise do código. Como resultado, foram encontradas cinco vulnerabilidades, além de 35 fraquezas, bugs e sugestões de melhorias de segurança.

Resultados e Conclusões da Revisão

As vulnerabilidades identificadas foram detalhadas em um relatório publicado pelo Google, que também descreveu os métodos utilizados e os resultados da colaboração. A Intel informou que todas as cinco vulnerabilidades foram corrigidas na versão mais recente do Intel TDX Module, que já está disponível para seus parceiros.

A Intel destacou que, embora nenhum produto possa ser considerado absolutamente seguro, a avaliação contínua de uma tecnologia contribui para seu fortalecimento. A empresa valoriza a expertise e as capacidades de segurança de seus parceiros para aprimorar constantemente suas soluções.

Fonte por: It Forum

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real