Metade das empresas brasileiras afirma ter plano de modernização de mainframes

Kyndryl revela que 47% das organizações brasileiras possuem estratégia de modernização de mainframes, transformando legados em inovação.

2 min de leitura
Mainframe. Imagem: Shutterstock

Mainframe. Imagem: Shutterstock

Modernização de Mainframes no Brasil: Uma Nova Perspectiva

Quase 47% das organizações brasileiras afirmam ter uma estratégia formal de modernização de mainframes, evidenciando uma mudança na percepção desses hardwares, que estão sendo vistos como plataformas de inovação. Essa informação é baseada na terceira pesquisa anual sobre o tema realizada pela Kyndryl.

A pesquisa entrevistou 500 líderes de tecnologia globalmente, incluindo 60 no Brasil, e analisou métricas de uso, desempenho e maturidade nas iniciativas de transformação de ambientes de mainframe.

Transformação Estratégica e Resultados Financeiros

De acordo com Spencer Gracias, diretor geral da Kyndryl Brasil, a modernização dos mainframes deixou de ser apenas uma questão tecnológica, tornando-se um vetor estratégico para a inovação e competitividade das empresas. As organizações estão adotando uma abordagem mais pragmática para gerar melhores resultados e incorporar novas tecnologias.

Os dados da pesquisa mostram que os custos dos projetos de modernização diminuíram, enquanto o retorno sobre o investimento (ROI) aumentou. No Brasil, o ROI varia de 354% para empresas que modernizam aplicativos no mainframe a 243% para aquelas que migram cargas de trabalho para outras plataformas.

Adaptação às Mudanças do Mercado

Em resposta às mudanças do mercado, 78% das organizações brasileiras alteraram suas estratégias de modernização de mainframe no último ano. Metade delas (49%) acelerou esses processos, e 68% relataram um aumento no uso do mainframe nesse período.

As principais razões para o aumento do uso de mainframes incluem a integração com tecnologias como nuvem e inteligência artificial (51%), a demanda por maior segurança e governança (49%) e o crescimento no volume de negócios (49%). Em média, as empresas brasileiras utilizam cerca de 54% de suas aplicações críticas em ambientes de mainframe.

Inteligência Artificial como Catalisadora de Negócios

A pesquisa também revela que a inteligência artificial (IA) se tornou um impulsionador significativo para os negócios. Quase 90% das organizações no Brasil implementaram ou planejam implementar IA generativa em seus mainframes, com uma expectativa de ROI de 129%, superando a média global de 83%.

Além disso, a IA está sendo utilizada para preencher lacunas de habilidades. No Brasil, 68% das organizações relataram um aumento no uso da plataforma no último ano, à medida que identificam funções de alto valor em um ambiente híbrido.

Fonte por: It Forum

Sair da versão mobile