Pipefy diminui em 70% o tempo de análise de documentos com IA avançada

Gartner projeta que 40% dos sistemas empresariais utilizarão agentes de IA em 2024, um aumento significativo em relação a 2025.

2 min de leitura
Uma lupa destaca o logotipo e o texto "pipefy" em uma aba de navegador da web. Também são visíveis ícones de outras abas ou extensões, incluindo YouTube, BP e configurações de som. (IA)

Uma lupa destaca o logotipo e o texto "pipefy" em uma aba de navegador da web. Também são visíveis ícones de outras abas ou extensões, incluindo YouTube, BP e configurações de som. (IA)

Projeções sobre o Uso de Inteligência Artificial nas Empresas

Globalmente, estima-se que até o próximo ano, 40% dos sistemas empresariais contarão com agentes de inteligência artificial (IA) para tarefas específicas, um aumento significativo em relação aos 5% previstos para 2025, conforme dados do Gartner. A previsão é que, até 2028, uma parte das decisões rotineiras nas empresas seja tomada de forma autônoma por esses agentes.

Crescimento da IA na Pipefy

A Pipefy, uma plataforma de gerenciamento de processos e IA, observou um crescimento de 500% no uso de IA entre seus clientes desde janeiro deste ano. Esse aumento impulsionou a empresa a desenvolver uma nova geração de agentes de IA, conhecidos como Agents 2.0, que têm a capacidade de automatizar qualquer fluxo de trabalho. Além disso, foi introduzido o recurso Intelligent Document Processing (IDP), que melhora a leitura de documentos e a extração de informações.

Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR)

A solução de OCR da Pipefy visa aumentar a confiabilidade dos processos, permitindo a extração de dados de qualquer documento com interpretações contextuais. Atualmente, cerca de 46% dos agentes de IA ativos na plataforma estão envolvidos na leitura e extração de informações documentais.

Resultados e Eficiência dos Agentes de IA 2.0

A empresa reportou uma redução de até 70% no tempo de análise de seus clientes, resultando em uma economia de mais de 130 mil horas. Os agentes de IA 2.0 são projetados para oferecer maior precisão em atividades complexas, utilizando documentos como base de conhecimento e executando ações automaticamente, como a automação do cadastro de clientes e parceiros, validação de dados e cruzamento de informações fiscais e jurídicas.

Conclusão sobre a Evolução da IA nas Empresas

A crescente adoção de inteligência artificial nas empresas, como demonstrado pela Pipefy, reflete uma tendência significativa em direção à automação e eficiência. Com a evolução dos agentes de IA, espera-se que as empresas se tornem mais ágeis e precisas em suas operações, transformando a maneira como as decisões são tomadas e os processos são gerenciados.

Fonte por: It Forum

Sair da versão mobile