Polícia de São Paulo recupera mais de 11 mil celulares roubados com dados inteligentes

Sistema SP Mobile envia mais de 1000 notificações e alerta sobre crime de receptação para aparelhos não devolvidos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Notificações de Celulares Roubados em São Paulo

A Polícia Civil do Estado de São Paulo enviou cerca de mil notificações para proprietários de celulares que foram roubados ou furtados e estão com restrição criminal. Essa ação faz parte do sistema SP Mobile, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), com o objetivo de recuperar os aparelhos. Os donos foram identificados por meio do cruzamento de informações de boletins de ocorrência e dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.

Procedimentos para os Notificados

As pessoas que receberam as notificações têm um prazo de três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou realizar a devolução voluntária. Aqueles que não atenderem à intimação poderão ser responsabilizados por crime de receptação, dependendo das circunstâncias.

Avanços do Sistema SP Mobile

De acordo com o delegado Rodolfo Latif Sebba, coordenador do SP Mobile, o sistema está em constante evolução. O principal objetivo é desarticular organizações criminosas envolvidas na receptação de celulares, além de entender o funcionamento do comércio irregular desses dispositivos e contribuir para a redução dos índices de roubos e furtos.

Resultados e Ações Complementares

Implantado em junho deste ano, o SP Mobile emite notificações mensalmente. Além disso, os agentes realizam buscas com mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais. O governo estadual informou que mais de 11 mil aparelhos foram recuperados por meio de comparecimentos, buscas e ações das Polícias Civil e Militar contra pontos de receptação e venda de celulares oriundos de crime.

Conscientização e Entregas Espontâneas

A Secretaria de Segurança Pública também registrou a entrega espontânea de aparelhos por pessoas que não receberam notificações. Isso demonstra que a população está mais atenta à procedência dos celulares que adquirem, preocupando-se com a legalidade dos aparelhos. Muitas pessoas procuraram a polícia por suspeitas sobre a origem dos dispositivos, o que tem contribuído significativamente para as investigações.

Fonte por: Convergencia Digital

Sair da versão mobile