Receita Federal: NFS-e já abrange 3,4 mil municípios e 80% da população

Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) se juntam às capitais que aderem recentemente.

10/10/2025 14:00

1 min de leitura

Receita Federal: NFS-e já abrange 3,4 mil municípios e 80% da população
(Imagem de reprodução da internet).

Avanço da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica no Brasil

A Receita Federal anunciou que a adoção da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) de padrão nacional já integra 3.413 municípios, com mais de 1.700 novas adesões registradas entre agosto e setembro de 2025. Essas cidades representam mais de 80% da população brasileira, consolidando a NFS-e como um importante instrumento de modernização tributária no país.

Novas Capitais Integradas ao Sistema

A partir de outubro, as capitais Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) começaram a utilizar os emissores públicos nacionais da NFS-e. Com isso, os contribuintes dessas cidades podem emitir notas diretamente pela plataforma, avançando de um sistema de compartilhamento de documentos fiscais para uma integração mais robusta.

Recursos da NFS-e Nacional

A NFS-e nacional oferece diversas ferramentas para aprimorar a administração tributária municipal e simplificar as obrigações dos contribuintes. Entre os recursos disponíveis estão emissores públicos, painéis de gestão e, em breve, um módulo para apuração do Imposto Sobre Serviços (ISSQN), que está em fase de homologação.

Dashboard Interativo para Monitoramento

No dia 3 de outubro de 2025, foi lançado um dashboard interativo que fornece uma visão atualizada sobre a adesão à NFS-e em todo o Brasil. Este painel pode ser acessado no Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica, na seção dedicada ao Monitoramento das Adesões.

Perspectivas para a Reforma Tributária

A ampliação do uso da NFS-e é considerada um passo estratégico para a Reforma Tributária sobre o Consumo, que busca padronizar documentos fiscais e promover a integração entre os diferentes níveis de governo. Essa iniciativa é realizada em colaboração com os municípios, visando a implementação da Lei Complementar nº 214, de 2025.

Os municípios que ainda não aderiram à NFS-e nacional podem encontrar informações e orientações sobre o processo de formalização no portal oficial, na seção “Como conveniar-se”.

Fonte por: Convergencia Digital

Autor(a):