Reino Unido intensifica pressão sobre Apple por acesso a dados do iCloud
Governo do Reino Unido pressiona Apple por acesso a dados do iCloud, revela reportagem do Financial Times no The Verge.

Governo do Reino Unido Pressiona Apple por Acesso a Dados do iCloud
O governo britânico intensificou a pressão sobre a Apple para que a empresa permita acesso aos dados criptografados do iCloud. Segundo informações do Financial Times, uma nova Technical Capability Notice (TCN) foi emitida pelo Home Office em setembro, visando o acesso a backups de cidadãos britânicos.
Essa ação marca um retorno das tentativas do governo de forçar a Apple a implementar um “backdoor” em seus serviços. Em janeiro, uma ordem global havia sido emitida, mas foi suspensa após a forte oposição da Apple, do governo dos EUA e de organizações de defesa da privacidade. Em resposta à pressão, a Apple chegou a retirar o recurso de Proteção Avançada de Dados do iCloud do mercado britânico.
Suspensão e Reações
A suspensão da ordem ocorreu em agosto, após a diretora de Inteligência Nacional dos EUA, Tulsi Gabbard, informar que o Reino Unido havia recuado para evitar possíveis violações ao Cloud Act, que regula o compartilhamento de dados entre países. No entanto, fontes do governo britânico afirmaram que, desta vez, não há pressão dos EUA para desistir da exigência.
Impacto Global da Medida
Organizações de defesa digital alertam que a exigência britânica pode ter repercussões globais. A ONG Privacy International destacou que, se a Apple quebrar a criptografia de ponta a ponta para o Reino Unido, isso poderá abrir brechas que podem ser exploradas por governos hostis, criminosos e ciberatacantes em todo o mundo.
A Apple ainda não se manifestou sobre o novo relatório, e o Home Office se recusou a comentar a situação.
Fonte por: It Forum