RH do futuro impulsiona IA na força de trabalho como motor estratégico
SAP Connect em Las Vegas destaca a importância do fator humano na revolução da inteligência artificial, segundo Dan Beck.

Reflexões sobre Inteligência Artificial no SAP Connect
No segundo dia do SAP Connect, realizado em Las Vegas, EUA, a discussão girou em torno da revolução da inteligência artificial (IA) e seu foco no fator humano. Dan Beck, gerente geral e diretor de produtos do SAP SuccessFactors, destacou a importância do setor de Recursos Humanos (RH) nesse novo cenário.
Com projeções que indicam um impacto global de US$ 23 trilhões em produtividade devido à IA até 2030, Beck enfatizou que 92% dos executivos de alto escalão esperam que o RH lidere a integração da IA nas operações diárias, promovendo a conexão entre pessoas, finanças e processos.
Lara Albert, CMO do SAP SuccessFactors, apresentou dados do Future of Work Research Lab, que evidenciam o papel do RH como um agente de transformação. Ela revelou que, em média, os funcionários economizam 75 minutos por dia com o uso de IA e que 60% deles prefeririam um agente de IA como gestor em vez de um gerente humano, sinalizando a necessidade de repensar a liderança e as práticas de gestão.
Albert também mencionou que, em cinco anos, dois em cada cinco profissionais precisarão atualizar suas habilidades. Ela observou que dois terços dos funcionários já estão priorizando competências relacionadas à IA, destacando que o verdadeiro valor surge quando o trabalho é reestruturado para integrar humanos e agentes de IA como colaboradores.
Estrategias de Agentes nas Empresas
Beck delineou a estratégia de agentes nas empresas em três áreas principais: experiência do empregado, operações de classe mundial e insights acionáveis. Ele demonstrou como esses conceitos se traduzem em agentes especializados do SuccessFactors, a solução da SAP para gestão de pessoas.
Lily Baradar, consultora de soluções da SAP, anunciou que a ferramenta começará a gerar, a partir de novembro, resumos de desempenho, feedbacks, planos de desenvolvimento e roteiros de conversa para gestores, utilizando dados de 360° e histórico de metas. A SAP planeja lançar 12 agentes em 12 meses em toda a sua suíte de produtos.
People Intelligence e Análises de Dados
Outro ponto importante abordado foi o conceito de People Intelligence. A SAP explicou que a camada de people analytics, que analisa dados de recrutamento, desempenho, aprendizado e remuneração, é crucial para identificar o que realmente gera valor nas organizações, como custos de trabalho, mix de talentos e estratégias de contratação e desenvolvimento de habilidades.
Durante uma demonstração no evento, um agente recomendou a contratação de habilidades em IA e a reciclagem do pensamento crítico, comparando custos e tempos de cada alternativa, além de sugerir cursos com maior impacto, já direcionados aos públicos adequados.
Fonte por: It Forum