Avanços da Inteligência Artificial Generativa no Brasil
As organizações brasileiras estão deixando para trás a fase de experimentação com a inteligência artificial generativa e agora focam em aumentar a produtividade e mensurar resultados. De acordo com o relatório Generative AI Services da ISG Provider Lens, as empresas que conseguirem equilibrar inovação, governança e modelos de negócios sustentáveis estarão mais preparadas para liderar a próxima fase dessa revolução no Brasil.
Marcio Tabach, analista da TGT ISG e autor do estudo, destaca que a transição para a implementação em produção representa um momento de maturidade do mercado, onde a entrega de valor mensurável se torna um diferencial competitivo. Embora existam casos de sucesso que vão além da automação, muitas iniciativas ainda estão presas à fase de testes devido a fatores como escolha inadequada de tecnologia e resistência cultural.
Desafios e Metodologias para Superação
Para enfrentar os desafios da implementação da IA generativa, os fornecedores estão desenvolvendo metodologias para calcular o retorno sobre investimento (ROI) e o custo total de propriedade (TCO). No entanto, o custo operacional das soluções continua sendo difícil de prever, uma vez que a cobrança por tokens varia conforme o uso.
Aplicações Consolidadas e Emergentes
Atualmente, duas áreas de soluções se destacam: a gestão do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) e os chatbots de atendimento. As ferramentas de SDLC são utilizadas no desenvolvimento e testes de aplicações, além da modernização de sistemas legados, acelerando o processo e reduzindo horas de trabalho dos desenvolvedores. Por outro lado, os chatbots têm se consolidado no atendimento ao cliente e suporte interno, especialmente em recursos humanos.
Entre as aplicações emergentes, o relatório menciona a combinação de IA generativa com visualização de dados e aprendizado de máquina, conhecida como GenBI. Essas soluções permitem interações em linguagem natural com dashboards interativos. No setor público, tribunais estão utilizando agentes para identificar e classificar documentos, otimizando fluxos jurídicos.
Análise de Fornecedores de IA Generativa
O relatório avalia as capacidades de 43 fornecedores em quatro quadrantes. Entre os líderes, destacam-se A3Data, Accenture, AI/R, BRQ, Dedalus, IBM, Logicalis, MadeinWeb, Peers, Stefanini, TIVIT, Valcann e Xertica.ai, cada um com destaque em dois quadrantes. CI&T, Deal, Deloitte, Falconi, NTT DATA e T-Systems são reconhecidos como líderes em um quadrante cada.
A Ília foi identificada como uma “rising star”, com um portfólio promissor e alto potencial futuro, enquanto Skopia e T-Systems também foram nomeadas estrelas ascendentes em seus respectivos quadrantes.
Fonte por: It Forum
